quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O "orgasmo" no Tantra

Muitas pessoas acham que o orgasmo começa e termina nos órgãos genitais. No Tantra, porém, o orgasmo é vivenciado como uma expressão de energia que envolve todo o corpo. Em vez de concentrar-se nas sensações intensas e localizadas criadas pela fricção entre os órgãos sexuais femininos e masculinos, o Tantra utiliza a respiração e o movimento para expandir a energia orgásmica para além dos órgãos genitais. Com o Tantra você irá desenvolver, progressivamente, a energia orgásmica através de todo o corpo, enquanto permanece relaxado, de modo que essa energia possa ser contida por períodos de tempo cada vez mais longos.

A idéia de conter a energia orgásmica pode parecer estranha para você. Provavelmente, sempre que está sexualmente excitado, você logo quer fazer algo a esse respeito. Essa tendência acompanha o modelo cultural, segundo o qual a excitação sexual é sempre seguida pelo alívio orgásmico. Mas a excitação sexual é uma forma de energia, e a energia pode assumir diversas formas. Transformando a energia sexual e experimentando-a, independentemente do contexto genital, você pode criar um orgasmo regenerativo que envolve todo o corpo.

Quando perguntamos aos amantes qual é a habilidade mais importante para o sexo, eles dizem que é a capacidade de se alcançar níveis elevados de excitação sexual. No entanto, os amantes tântricos dão uma resposta diferente, que parece ligeiramente paradoxal. Eles dizem que a habilidade fundamental para o sexo consiste, não apenas em alcançar níveis elevados durante essa excitação sexual, mas também em permanecer relaxados durante essa excitação. Essa capacidade, ou arte, é a chave para a técnica da Resposta Extática*.

Normalmente, as pessoas acham que o êxtase é um acontecimento imprevisível, que ocorre rara e acidentalmente - resultado de um conjunto arbitrário de circunstâncias que não pode ser conscientemente repetido. Ou então elas o vêem como um estado místico, extremamente difícil de ser alcançado - algo platônico, que renunciaram aos prazeres terrenos e treinam rigorosamente suas mentes e corpos durante anos, para conseguirem ter um vislumbre do "além". Nada disso precede.

A melhor maneira de compreender a Resposta Extática é compará-la ao orgasmo genital - resposta do corpo quando ele atinge o clímax da excitação sexual. Existem duas fases básicas no orgasmo genital. Primeiro, você fica sexualmente excitado. Trata-se de um processo deliberado, muitas vezes chamado de "preliminares", no qual a excitação é obtida através de uma determinada maneira de agir. Então, num ponto crítico, o corpo começa a reagir por si mesmo, até que, pouco antes do momento do clímax, ocorre uma mudança repentina, e a excitação foge de seu controle. Alguma represa interna se rompe, liberando um fluxo intenso de sensações, que percorrem todo o corpo por um período que dura de vinte segundos a quatro minutos.

O corpo age como um condutor natural dessa corrente de sensações. Ele é composto de noventa por cento de água e outros fluidos, o que significa que, além de uma visão simplesmente poética, as sensações, os sentimentos, as emoções e a energia podem fluir como ondas, movendo-se e pulsando ao longo das correntes e dos rios de nosso corpo. Essas vibrações são a chave para nossa vitalidade.

Texto adaptado de A Arte do Êxtase, de Margo Anand.
Saiba mais sobre Tantra, Cursos de Massagem Tântrica, Vivências e Atendimentos na Companhia do Ser.

*A palavra extático significa, literalmente, "ser impedido a sair do êxtase", sentir-se retirado do staus quo, e da rotina diária. A palavra êxtase vem do termo latino ex-stasis, que siginifica permanecer fora de si mesmo.

Nenhum comentário: