sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sinto que algo está faltando - I

"Osho,

Por que eu estou sentindo que alguma coisa está faltando? Que eu deveria ser algo a mais?

Por favor, ajude-me a deixar essa besteira de lado."

"Dhyana Yogi,

Se isto é uma besteira, se você verdadeiramente tem a compreensão de que isto é uma besteira, então não há porque pedir ajuda para deixar isto de lado. Reconhecer isto como besteira já significa deixar de lado.

Mas parece que você me ouviu dizer que isto é besteira. Isto se tornou uma crença para você; não é o seu próprio saber, não é a sua própria experiência. Você ainda está apegada àquilo. Bem no fundo você ainda acha que aquilo é precioso, que não é besteira. Bem no fundo você acha que tudo aquilo são diamantes e não seixos. Bem no fundo, em algum lugar, você ainda acredita que é um tesouro para ser protegido e guardado.

Não comece a acreditar em mim, porque isto não mudará coisa alguma. Você esteve acreditando em Maomé, esteve acreditando em Cristo, ou em Buda, e depois você veio aqui e começou a acreditar em mim. Isto não é uma revolução, não é uma conversão. Você está apenas mudando o objeto de sua crença, mas a crença continua – a mesma mente acreditadora. Você acredita em Jesus, mas ele fala a linguagem de dois mil anos atrás. Muita coisa não faz muito sentido para você. Já se perdeu o contexto no qual aquelas palavras eram relevantes.

Eu falo a linguagem do século vinte. E isto faz sentido para você, por isto você deleta a sua crença em Jesus e começa a acreditar em mim. Isto é um simplismo sem valor.

Eu não estou dizendo para acreditar em mim. O que eu digo é: abandone todas as crenças e comece a ver, porque a crença irá mantê-la cega. Comece a ver! É realmente uma besteira o que você está carregando? É sua a compreensão de que isto é besteira? Então você não precisa perguntar como deixar isto de lado. Ninguém pergunta como se livrar de um lixo.

O problema surge apenas porque no fundo você conhece aquilo como sendo ouro. E alguém disse que é lixo; e disse de maneira tão convincente que você não conseguiu contestar e ele calou você. Esse homem tem tanta autencidade e integridade que na sua presença você se torna simplesmente sufocada com o seu ser. E daí você começa a dizer, `Sim, isto é um lixo'. Mas no fundo você ainda acha que aquilo é ouro, não é um lixo. Por isto surge o problema: como se livrar daquilo?

Se você compreender por si mesma que aquilo é uma besteira, nunca irá perguntar como se livrar daquilo. Ver aquilo como besteira já é se livrar, saber que aquilo é uma besteira já significa deixar de lado. O lixo não está agarrado em você. É você que está agarrada nele. O lixo não se importa com você, ele não se interessa por você. Se você abandoná-lo, ele não irá fazer muito barulho por isto, nem vai perguntar, `Por que você está me abandonando?' Ele não dirá palavra alguma e não irá lhe criar problema algum. Ele não a levará ao tribunal. Você não terá que enfrentar um processo de divórcio. Se você abandonar o lixo, ele irá se sentir muito mais feliz do que agora. Ele terá terminado com você e estará livre. Ele já deve estar cansado de você. É você que está agarrada a ele. Por que você está agarrada a ele? Por que alguém se agarra a alguma coisa? Porque no fundo ele continua acreditando que aquilo é algo precioso. "

OSHO - The Book of the Books - Volume I - Discourse n. 6 – pergunta n° 3 Palestras sobre O Dhammapada, de Gautama, o Buda

Nenhum comentário: